sexta-feira, 12 de julho de 2013

Historias


Todos os anos, aventureiros amantes da natureza ficam perdidos em suas viagens ao redor do mundo. A seguir, alguns exemplos de experiências que serviram de inspiração para a série À PROVA DE TUDO:



DESERTO DE MOAB, UTAH (EUA) 
• Um guia conduzia vários turistas através de uma conhecida região do deserto de Moab quando uma tromba-d´água repentina atingiu o local onde o grupo havia parado para fotografar. O guia ouviu o estrondo e conseguiu, junto com outras duas pessoas, proteger-se nas paredes do desfiladeiro. Momentos depois, uma torrente de lama jogou o guia 500 metros desfiladeiro abaixo, em questão de segundos. Ele foi o único sobrevivente.

• Kurt Rogers, um experiente praticante de atividades ao ar livre, não apareceu na cabeceira da trilha do Poison Spider Mesa na hora combinada. Seu corpo foi encontrado mais tarde perto de uma ciclovia, e sua morte causada pela elevação da temperatura de seu corpo.

COSTA RICA 
• Após escapar da morte ao cair de uma altura de 15 metros quando praticava arvorismo, um homem sobreviveu sete dias na selva costa-riquenha arrastando-se montanha abaixo. Com um braço inutilizado, ele desceu vagarosamente o leito de um rio seco e cheio de rochas, encontrando finalmente uma estrada, onde foi socorrido pelo motorista de um caminhão de reboque.

• Comendo apenas bananas verdes e bebendo água do rio, um adolescente foi socorrido após ficar perdido durante 13 dias em uma das selvas mais perigosas da Costa Rica. Andando mais de 48 quilômetros, ele finalmente seguiu uma anta selvagem que o levou a uma estrada, onde foi encontrado pelas equipes de resgate.

ALASCA
• Quatro praticantes de snowboard sobreviveram três noites em uma densa tempestade de neve construindo um iglu improvisado. O abrigo, além dos cobertores de sobrevivência e da comida que levavam, permitiu que saíssem vivos.

• Uma família de quatro pessoas ficou isolada em um barco durante uma tempestade de neve. Após 10 dias sem sinal de resgate, o pai e o filho mais velho deixaram as duas meninas mais novas em um abrigo para buscar socorro. Quando a neve derreteu, eles encontraram um pequeno barco danificado. Seis dias depois, ambos sofrendo de congelamento das extremidades, conseguiram consertar o barco e partiram em busca das duas meninas. Ficaram surpresos ao encontrá-las ainda vivas, mas, com pouca comida e abrigo, o grupo ainda corria grave perigo. Enquanto isso, o dono da cabana onde os homens haviam deixado um bilhete chamou a Guarda Costeira e, horas depois, a família foi encontrada viva.

MONTE KILAUEA (HAVAÍ)
• Um membro do grupo de turistas que visitava um vulcão caiu e foi queimado pela lava durante uma caminhada perto da Chain of Craters Road, no Parque Nacional dos Vulcões, no Havaí. Na ocasião, não havia nenhuma trilha aberta que poderia tê-lo levado ao local, o que significa que ele estava em uma área proibida. O turista sofreu queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus nas mãos, antebraço direito e em uma parte da coxa direita.

• A queda de um helicóptero em uma cratera principal do Monte Kilauea deixou uma equipe de cineastas ilhada durante três dias. Para poder respirar, eles fizeram máscaras antigás com suas camisetas e despejaram água em cima de suas roupas para ajudar a filtrar os vapores venenosos.

SERRA NEVADA 
• Um caçador de 68 anos ficou perdido durante seis dias na Floresta Nacional da Serra Nevada, sobrevivendo com frutas silvestres e água de um córrego. Ao anoitecer da quarta noite, a temperatura caiu para 1 grau centígrado e, apesar de ter utilizado terra, plantas secas e galhos de árvores para se cobrir, não conseguiu se aquecer. Ele caminhou em terreno acidentado e, em determinado ponto, escorregou e despencou de uma altura de 12 metros, torcendo um tornozelo e quebrando o outro. Mesmo assim, mancando pela selva, encontrou uma estrada que o levou à sua equipe de resgate.

• Uma menina bandeirante estava trabalhando para conseguir seu emblema de competência em caminhadas quando se perdeu durante dois dias e duas noites no Parque Nacional de Yosemite. Felizmente, o treinamento como bandeirante salvou sua vida. Ela estava equipada com roupas extras, chapéu, uma bomba de filtrar água, luvas e um apito. Também munida de um relógio e de uma lanterna, ela teve o bom senso de apenas caminhar à luz do dia e acompanhar um riacho que descia um morro até ser resgatada.

ALPES
• O corpo de um homem foi achado no lago Tignes, nos Alpes. Ele estava esquiando e presume-se que tenha ficado perdido. Ao encontrar o lago, ele deve ter visto as luzes de uma vila do lado oposto. Tirou a roupa (que foi encontrada na beira do lago) e tentou nadar até a vila. Não conseguiu. Sua atitude não é tão incomum como parece. Vítimas de hipotermia podem ficar tão desorientadas que pensam estar com calor, e muitas delas são encontradas nuas pelas equipes de resgate.

• Três alpinistas franceses caíram nos Alpes e morreram a uma altitude de cerca de 4 mil metros. Eles estavam amarrados uns aos outros quando um deles escorregou, arrastando os companheiros para um declive acentuado. Depois de conseguir escalar uma crista, eles caíram em uma fenda, onde seus corpos foram encontrados.

ILHA DESERTA
• Alimentando-se de ostras, ameixas secas e água de coco, três crianças sobreviveram seis dias em uma ilha deserta. A embarcação em que viajavam com sua família estava prestes a afundar, deixando-os ilhados. Seus pais insistiram para que eles se salvassem, e as crianças, com 10, 11 e 15 anos, nadaram por quase 10 quilômetros até a ilha mais próxima. Depois de uma busca exaustiva, as crianças foram encontradas por seu tio.

• Tremulando uma bandeira feita com suas roupas, um homem indonésio, vítima de tsunami, foi encontrado após sobreviver 25 dias em uma ilha do oceano Índico. Após flutuar sobre blocos de madeira durante três dias, a vítima nadou para uma balsa abandonada que tinha um pequeno estoque de água engarrafada. Guiando a balsa até uma ilha, ele sobreviveu alimentando-se de cocos que descascava com os dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário